top of page
pexels-mikhail-nilov-7530368.jpg

PROGRAMA ON-LINE DE RECUPERAÇÃO MULTIFUNCIONAL

Exercícios terapêuticos, realizados com  autonomia para pacientes de todas as idades. Programa sequencial e seguro, desenvolvido a partir de guidelines internacionais, personalizado e monitorado por nossa equipe à distância. Conteúdo especial para orientação de cuidadores que se tornarão aptos a auxiliar pacientes semi-dependentes nos treinamentos de ganho de força muscular, prevenção de quedas e melhora funcional neuromotora e cardio-respiratória.

Entenda a Disautonomia

A manifestação principal da disautonomia é a intolerância ortostática, uma incapacidade para a manutenção da postura ereta e em pé por longos períodos. Esta situação pode associar-se a tonturas, náuseas, aceleração exagerada da frequência cardíaca,  fadiga e falta de ar desproporcionais aos esforços realizados. Além desses sintomas, distúrbios cognitivos como a falta de concentração e memória,  distúrbios visuais, alterações gastrointestinais, alterações no sono e dores musculares, também são frequentemente relatados. 

 

A síncope, ou perda transitória e autolimitada da consciência, é o sintoma mais preocupante pois além do importante comprometimento da qualidade de vida, gera risco potencial de lesões corporais graves.

É importante saber que um diagnóstico correto e tratamento especializado são capazes de revolucionar a vida de um paciente disautonômico. No entanto, o tratamento domiciliar com estratégias inibidoras de desmaios, mudanças de comportamentos e hábitos são fundamentais para a manutenção do controle. Identificar capacidades funcionais ao longo dos dias e administrar exercícios para todas as situações é a fórmula correta para manter o paciente ativo de maneira constante, sem intercorrências.  

Para quem é este curso?

Pacientes portadores de disautonomia, distúrbio vaso vagal e hipotensão ortostática

Indivíduos convalescentes, pós cirúrgicos, em restrição ao leito e pós infecção do corona vírus

Cuidadores ou familiares de pacientes frágeis com risco de quedas

Pacientes neurológicos

Idosos com autonomia e semi-dependentes

Indivíduos em fase de emagrecimento após cirurgia-bariátrica

A disautonomia impacta diversas doenças, por isso este curso é importante para a qualidade de vida de pacientes crônicos complexos:

Este é um programa de treinamento progressivo que considera pacientes independentes e também aqueles que dependem do cuidado de terceiros. Um guia prático, em tempo real, com todas as explicações de exercícios, manobras, formas de correção e evolução para o público leigo. Uma iniciativa para abordagem de pacientes crônicos complexos de todo o país.

Dra. Tatiana F. de Almeida

Fisioterapia potencializada por tecnologia para pacientes crônicos.

Mais de 20 anos de experiência.

Fundadora do InTEF - Instituto de Tecnologia em  Fisioterapia  - abordagens fisioterapêuticas integradas para o tratamento de doenças crônicas.

• Doutorada em Ciências e Reabilitação pela UNIFESP/EPM;
• Especialista em Reabilitação Musculoesquelética, Neuromotora e Neuropsicologia pela UNIFESP/EPM;

•Especialista em Neuropsicologia Clinica pela UNIFESP/EPM; 
• Especialista em Neuromodulação Transcraniana pelo HCFM/USP.

007.png
bottom of page