top of page
Artista de beleza

PACIENTES FRÁGEIS

A síndrome da fragilidade acomete principalmente idosos, porém, está presente na vida de pacientes crônicos, inclusive crianças.

Caracteriza-se por um estado de vulnerabilidade em virtude de um declínio  cumulativo de sistemas fisiológicos por toda a vida, uma dificuldade na capacidade compensatória do organismo que gera, baixa capacidade física, fraqueza muscular, desempenho lento, fadiga ou resistência reduzida, além de perda de peso não intencional. Uma síndrome deflagrada ou agravada por fatores de estresse, por exemplo, hospitalização, associada à alto risco de desfechos graves.

FRAGILIDADE, UM REFLEXO DE NOSSA HISTÓRIA DE VIDA:

Frailty: Every Step You Take Matters! 

Mandy Archibald, youtube 2023.

 this animation in direct response to information needs and misconceptions about frailty identified through a larger research study with older Adults in South Australia.

O que é fragilidade e o que você pode fazer a respeito? produziu esta animação em resposta direta às necessidades de informação e equívocos sobre fragilidade identificados através de um estudo de pesquisa mais amplo com adultos mais velhos em Sul da Austrália.

ENTENDA OS CRITÉRIOS PARA AVALIAÇÃO DA FRAGILIDADE:

A síndrome de fragilidade pode estar relacionada a idade avançada, a presença de duas ou mais doenças concomitantes ou a um declínio funcional. Desta forma, os critérios de fragilidade se sobrepõem a idade cronológica. Um indivíduo pode ter idade avançada e não ser frágil, assim como pode ser jovem e ter comorbidades significativas. Alguns modelos conceituais ajudaram a ampliar o detalhamento desta condição. Podem ser considerados os tipos físicos (Figura A), a sobreposição de déficits (Figura B) e os aspectos bio-psico-sociais (Figura C).

fragilidade 1.jpeg
fragilidade 1.jpeg
fragilidade 1.jpeg

O modelo do tipo físico, foi desenvolvido por Fried, e define fragilidade pela presença de 3 ou mais critérios: perda de peso não intencional de 4,5 kg ou mais no ano anterior, força de preensão fraca, exaustão, velocidade lenta de caminhada e baixa atividade física.

O modelo de déficits acumulados, é determinado por uma série de domínios, incluindo sinais, sintomas, deficiências funcionais e valores laboratoriais. Funcionam principalmente como uma medida de vulnerabilidade em função da quantidade, não relacionados com a idade.

O modelo multidimensional entende a fragilidade como uma síndrome que afeta múltiplas áreas do funcionamento, incluindo física, cognitiva , psicológica e social. Esta abordagem considera a natureza multissistêmica da fragilidade e do impacto de fatores externos em sua trajetória clínica.

AVALIE A FRAGILIDADE DE MANEIRA PRÁTICA:

Pode-se utilizar a escala de SOF (Study of Ostheoporotic Fractures), de aplicação rápida. Nela, a presença de dois critérios ou mais caracteriza o indivíduo como frágil, um critério positivo caracteriza o indivíduo como pré-frágil, ao passo que o indivíduo não frágil não deve preencher critérios na escala.

630857f013.png

A Escala FRAIL é um acrônimo  baseado na presenca de fatigue (fadiga), resistance (resistência), ambulation (deambulação), illness (doença) e loss of weight (perda de peso). Nela a presença de 3 ou mais itens, determina um indivíduo frágil, 1 a 2 itens, determina um indivíduo pré-frágil e nenhum ítem, caracteriza um indivíduo robusto. 

3160a6f328.png

A escala clinica de fragilidade baseia-se em um julgamento clinico, validada no Brasil em 2021, leva-se em consideração cognição, funcionalidade, mobilidade e comorbidades, para atribuir como resultado uma classificação entre 1 (muito ativo) e 9 (pacientes com perspectiva de vida reservada).  

b7c622d196.png

REALIZE UM TESTE PARA MENSURAÇÃO DE SUA FRAGILIDADE:

O Intef consolidou escalas de avaliação reconhecidas no Brasil para entender de maneira científica as queixas e o perfil de pacientes crônicos. Dessa forma, teremos dados necessários para justificar modificações de condutas para melhora psico-física e funcional da população com o embasamento necessário. 

Neste questionário, você está sendo convidado a nos dizer como o seu sistema de stress reage no dia a dia, saberemos se as respostas autonômicas são adequadas ou exageradas. Se você sofre com dores, teremos a chance de entender o local e a intensidade do seu sofrimento, mensurando-a de maneira objetiva. Gostaríamos de saber também como está sua capacidade funcional por meio de um questionário internacional de atividade física. E, por fim, gostaríamos de saber como você se sente, utilizando critérios validados para categoriza-lo nos eixos da depressão, ansiedade e estresse. 

007.png
bottom of page